O que faz um almoxarife? Confira as atribuições deste cargo e como terceirizar

O Que Faz Um Almoxarife

Você sabe, exatamente, o que faz um almoxarife? Esse profissional é o responsável pela gestão do almoxarifado; setor fundamental para manter a rotina corporativa, que oferece suporte aos departamentos restantes da empresa.

No conteúdo a seguir, você aprenderá quais são as atividades realizadas pelo almoxarife, sua importância dentro da organização, habilidades essenciais e como terceirizar essa função. Continue acompanhando e boa leitura!

O que é um almoxarifado?

Qualquer estrutura organizacional — empresa privada ou pública — precisa de uma área adequada para estocar seus materiais.

Esse espaço é chamado de almoxarifado, e oferece suporte para outros departamentos da companhia.

Seu objetivo é armazenar esses materiais com segurança, os resguardando contra possíveis roubos ou furtos, danos climáticos ou mecânicos.

Afinal, é nesse lugar que os diversos profissionais da empresa encontram as ferramentas necessárias para realizar suas atividades.

Nesse ambiente, se encontram diversos produtos diferentes, incluindo os considerados consumíveis — com durabilidade de até dois anos a partir do início do uso.

Itens de higiene e limpeza, materiais de escritório, elétricos, combustíveis e até alguns alimentos.

O que faz um almoxarife?

Um almoxarife é o profissional responsável por organizar e manter o almoxarifado. Ele acompanha os materiais desde a etapa de recebimento e estocagem até o direcionamento para o uso.

Na prática, o almoxarife gerencia as ferramentas necessárias para que a empresa mantenha suas operações ativas, de modo otimizado e eficiente.

Principais funções de um almoxarife

Como explicamos logo acima, a profissão do almoxarife consiste na gestão dos produtos utilizados pela organização em suas atividades. As principais funções desse profissional, consistem:

  • conferir os materiais recebidos e enviados;
  • registrar os produtos recebidos, armazenados e distribuídos para os diferentes setores da empresa, juntamente com suas respectivas documentações;
  • fazer a estatística de consumo da companhia, considerando os materiais necessários em cada departamento;
  • criação de protocolos de fornecimento de materiais e armazenamento;
  • manter a qualidade e quantidade dos itens estocados;
  • realizar a solicitação dos materiais em falta na empresa;
  • registrar o consumo de materiais e eventuais perdas;
  • fiscalizar produtos com defeitos e enviá-los para o conserto;
  • garantir a segurança, organização e higiene do almoxarifado.

Como se tornar um almoxarife eficiente: confira

Engana-se quem pensa que o trabalho de um almoxarifado é simples; trata-se de uma atividade minuciosa, que exige do profissional habilidades específicas para o desenvolvimento eficiente da profissão. Veja mais detalhes a seguir!

Nível superior

Depois de entender o que faz um almoxarife, você deve estar se perguntando qual é a formação exigida para atuar nesse ramo.

Para ser um almoxarife, não é necessário ter formação superior; basta ter o Ensino Médio completo.

Contudo, é indispensável que os interessados busquem a especialização na área, para compreender a dinâmica da profissão.

Isso inclui assistir aulas sobre administração de materiais, organização de almoxarifado, gestão de recursos e outros temas relevantes.

Apesar de não haver obrigatoriedade com o nível superior, é bacana investir em na capacitação para melhorar os conhecimentos sobre gestão e liderança.

Nesse sentido, os cursos de Administração ou Logística são excelentes oportunidades.

Experiência de carreira

Ter alguma experiência no segmento aumenta as chances de conseguir um emprego como almoxarife.

Então, quem já atuou em empresas de transporte ou do varejo, saem na frente dos concorrentes, já que as atividades realizadas são semelhantes.

Um profissional que atrai o olhar dos recrutadores é aquele com familiaridade com planilhas, computadores, cálculos matemáticos e conhecimentos sobre o processo logístico.

Mantém-se atualizado sobre as inovações tecnológicas do setor, que não param de se desenvolver.

Os principais contratantes são empresas do setor atacadista, transportadoras, aeroportos, indústrias, depósitos, portos, fábricas, construção civil e algumas entidades do setor público.

Quanto ganha um almoxarife: fique por dentro

Segundo a plataforma Trabalha Brasil, a média salarial de um almoxarife é de R$2.000. Profissionais com mais experiência, ganham em torno de R$3.000 mensais.

Por outro lado, almoxarifes no início da carreira, as oportunidades remuneram entre R$1.350 a R$1900, de acordo com o porte da empresa contratante.

Quem investe em uma formação superior, como em Logística, pode receber propostas mais interessantes. Um Analista de Logística ganha entre R$3.700 a R$7.600, em média.

Caso o profissional continue se especializando com MBAs e outras pós-graduações, o cenário melhorará ainda mais.

Chefes de Logística experientes podem ganhar acima de R$4.800. Gerentes de Logística recebem em torno de R$27.000.

Almoxarife: saiba como funciona a terceirização dessa função

Você já deve ter entendido que o que faz um almoxarife é indispensável para o bom funcionamento da empresa.

Contudo, nem todas as organizações conseguem treinar e capacitar um profissional adequadamente.

Erros nas atividades do almoxarifado podem gerar prejuízos para os negócios. Desse modo, é importante buscar colaboradores especializados.

É nesse cenário que a terceirização do almoxarife surge. A prestadora de serviços conseguirá encontrar o funcionário ideal para atender as necessidades da sua companhia.

Entre as vantagens de apostar na terceirização dessa função, destacamos:

  • equipe interna mais focada nas tarefas centrais da empresa, já que não precisarão mais lidar com atividades do almoxarifado;
  • reposição ágil do profissional em caso de ausência, doença ou desligamento por parte da empresa terceirizada;
  • acesso a mão de obra qualificada sem dificuldades. Toda a parte de recrutamento e seleção é realizada pela companhia terceirizada;
  • redução nos custos para manter um funcionário, pois as obrigações trabalhistas também ficam a cargo da organização terceirizada.

Auxiliar de almoxarifado: conheça suas responsabilidades

O almoxarife também é chamado de Auxiliar de Almoxarifado. Já listamos algumas das principais funções desse profissional, mas é sempre bom detalhar o assunto. Suas responsabilidades incluem:

  • enviar e receber documentos;
  • organizar produtos;
  • checar se os materiais estão devidamente embalados;
  • criar planilhas e inventários;
  • controlar o estoque e a entrada e saída de mercadorias internas;
  • analisar se o produto recebido é o mesmo citado na Nota Fiscal;
  • conversar com fornecedores, funcionários e consumidores quando necessário;
  • organizar itens para devolução;
  • distribuir e controlar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual);
  • emitir notas fiscais e lançar no sistema;
  • limpar e organizar o almoxarifado.

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Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu o que faz um almoxarife. Para manter sua organização em andamento, é essencial contar com os serviços desse profissional. A terceirização é uma ótima solução para reduzir custos com a contratação. Conheça a Authentic Work!