Como a baixa rotatividade contribui para a segurança na empresa?
Se você é empreendedor ou administrador de empresas está familiarizado com o termo turnover. Sendo amplamente utilizado no contexto de recursos humanos e gestão de pessoal, ele refere-se à taxa de rotatividade de funcionários em uma organização. Ou seja, mede quantos funcionários deixam a empresa durante um período específico em relação ao número total de funcionários. Mas, você sabia que o contrário, a baixa rotatividade de funcionários, tem uma grande importância para a empresa. No artigo, a Authentic Work explica como a terceirização de serviços pode ajudar. Leia e entenda!
Turnover x baixa rotatividade: qual a relação?
Ambos os termos são relacionados, mas representam conceitos opostos. Como já dissemos, o turnover mede quantos funcionários deixam a empresa em um determinado período, geralmente expresso como uma porcentagem do número total de funcionários. Um alto turnover indica que muitos funcionários estão saindo da empresa em relação ao tamanho da força de trabalho. Isso pode ser problemático, pois pode levar a custos significativos de recrutamento, treinamento e perda de conhecimento institucional.
Por outro lado, a baixa rotatividade significa que a maioria dos funcionários permanece na empresa por longos períodos de tempo. Geralmente esse é um indicador positivo, pois indica estabilidade e continuidade na equipe.
Como o baixo índice de rotatividade contribui para um alto nível de segurança em empresas?
De uma forma geral, a retenção de funcionários por longos períodos na empresa, pode contribuir significativamente para a segurança da empresa. Em primeiro lugar, porque oferece mais conhecimento. Funcionários que permanecem na empresa por muito tempo adquirem experiência e conhecimentos valiosos sobre os processos internos, sistemas, clientes, produtos e serviços. Isso ajuda a garantir a consistência e a eficiência das operações. Mas, além disso, também existem outros benefícios, como:
Redução de erros
Funcionários experientes tendem a cometer menos erros (e até acidentes) no local de trabalho. Quando todas as pessoas estão familiarizadas com as melhores práticas de segurança, conhecem os riscos potenciais em suas funções. E, mais do que isso, conseguem realizar o trabalho de uma forma cada vez mais eficiente e segura. Isso também melhora o treinamento e supervisão. Ou seja, funcionários que permanecem na empresa por mais tempo podem ajudar nos treinamentos de novos contratados. Essa ação ajuda a garantir que todos recebam um treinamento adequado e compreendam os procedimentos de segurança.
Conformidade com regulamentações
A rotatividade de pessoal pode complicar a conformidade com regulamentações e padrões de segurança. A integração de novos funcionários e a garantia de que todos compreendam e cumpram as regulamentações, pode ser desafiadora. Assim, a estabilidade da equipe e a baixa rotatividade podem ajudar a promover uma cultura de segurança forte na empresa. Funcionários que se conhecem bem e trabalham juntos há muito tempo tendem a se preocupar mais uns com os outros e a seguir as práticas seguras.
Confidencialidade e segurança de dados
Os colaboradores que têm um longo histórico na empresa são mais propensos a compreender a importância da segurança de dados e manter informações confidenciais. Isso reduz o risco de vazamento de informações sensíveis.
O mesmo vale para as melhorias contínuas de segurança. Pois, os funcionários com mais tempo de casa podem fornecer feedback valioso sobre medidas de segurança, identificar áreas de melhoria e ajudar a implementar práticas mais seguras.
Redução de custos de recrutamento e treinamento
A rotatividade de funcionários é cara devido aos custos associados à contratação, treinamento e integração de novos funcionários. Em outras palavras, podemos dizer que a baixa rotatividade pode economizar recursos significativos. Imagine que a cada 6/8 meses você tem que parar alguém da equipe para treinar um novo funcionário. Essa ação, além de parar alguém que já sabe o fluxo e gera produtividade em pouco tempo, gasta energia de todos os envolvidos no processo de treinamento.
Como a Authentic Work pode ajudar sua empresa a manter a baixa rotatividade?
A Authentic Work é uma empresa de serviços terceirizados que ajuda empresas a manter a baixa rotatividade porque temos um recrutamento especializado. Encontramos o candidato qualificado e que se encaixa bem nas funções específicas da sua empresa. Isso reduz a probabilidade de contratar funcionários inadequados que possam sair em curto prazo. Além disso, oferecemos todo o treinamento e capacitação que é preciso para desenvolver tal tarefa.
Com o serviço da nossa empresa você conta ainda com um acompanhamento e gestão de desempenho. Ajudamos a identificar e abordar problemas de desempenho antes que eles se tornem motivo de rotatividade. Ficou interessado e quer saber mais sobre os nossos serviços? Contamos com apoio administrativo, pessoal para limpeza e conservação de ambientes, serviços específicos para eventos e muito mais.
Entre em contato com a nossa equipe, conte o que precisa e deixe o resto com a gente.