Você já ouviu falar em zeladoria patrimonial? Trata-se de um serviço prestado, cujo objetivo é zelar, cuidar, preservar e vigiar estabelecimentos públicos e privados. O zelador predial tem a responsabilidade de manter as dependências em boas condições de uso e acesso.
Normalmente, as empresas de zeladoria condominial oferecem a mão de obra terceirizada para a realização dessa atividade. Então, os profissionais contratados ficam responsáveis pela limpeza, manutenção, recepção e portaria e apoio administrativo das instalações.
Quer aprender mais sobre o assunto? Continue acompanhando o conteúdo que preparamos para você a seguir!
O que é Zeladoria Patrimonial?
Para entender os serviços de zeladoria, o que é e suas atribuições, vamos explicar mais a fundo esse trabalho. Como dissemos inicialmente, consiste na tarefa de preservar estabelecimentos públicos e privados, a partir do contrato de serviço terceirizado.
Na prática, as atividades incluem a conservação e o cuidado da integridade física das instalações prediais de uma organização. Então, os profissionais envolvidos nessa função, devem zelar pelas boas condições de uso do ambiente.
Sendo assim, o servente de zeladoria tem o objetivo de solucionar com eficiência, os problemas de conservação dos edifícios residenciais, empresariais e industriais.
O que faz uma empresa de zeladoria?
Uma empresa de zeladoria é uma organização focada em oferecer a
mão de obra terceirizada para a realização dos serviços citados mais acima.
No geral, esse tipo de serviço é um dos mais contratados por instituições, como bancos, condomínios, organizações de eventos e outros. Ficam atrás somente dos serviços de segurança privada, jardinagem e alimentação terceirizada.
De acordo com o CNAE, a zeladoria e manutenção predial compreende as atividades:
- limpeza geral do interior dos prédios;
- serviços de manutenção;
- disposição do lixo;
- recepção de portaria;
- outras tarefas relacionadas a apoiar a administração predial.
Quais são os serviços prestados pela Zeladoria Patrimonial?
Depois de entender o que é um serviço de zeladoria, o que faz e como funciona também precisa ser esclarecido.
As empresas de zeladoria oferecem inúmeras soluções, como zelador, limpeza, serviços de manutenção, recepção, portaria e controle de acesso. Veja mais abaixo os detalhes de cada atividade.
Zelador
Como o nome já sugere, um zelador é o profissional especializado em preservar a boa execução das atividades nas instalações.
Em um condomínio, por exemplo, ele fica responsável por gerenciar a manutenção, além de recepcionar e controlar a distribuição dos produtos de limpeza para o restante dos colaboradores.
O zelador pode realizar diversas funções dentro do edifício; desde a supervisão de funcionários até a
recepção dos clientes. Outra funções que merecem destaque são:
- monitorar os sistemas de segurança;
- supervisionar as dependências em horários distintos;
- informar o síndico sobre qualquer acontecimento importante;
- acompanhar os trabalhos realizados nas dependências do condomínio;
- entregar as correspondências;
- acompanhar a entrada e saída de qualquer coisa do edifício;
- monitorar serviços de conserto e reparo;
- prezar pela ordem do ambiente;
- liderar a equipe de terceirizados.
Limpeza
Existem empresas de zeladoria que, dentro do seu leque de serviços, também oferecem a limpeza das instalações prediais de empresas e condomínios.
Serviços de manutenção
Dentre os
serviços de manutenção, estão incluídas as atividades de hidráulica, elétrica, reparos, pinturas, limpeza de caixa d’água, impermeabilização e outros.
Recepção, portaria e controle de acesso
Esses serviços consistem nas tarefas relacionadas à portaria, como a recepção nos pontos de acesso dos condomínios, que visam atender e controlar o fluxo de visitantes, veículos e materiais.
No caso da portaria, inclui-se todas as atividades que acontecem na portaria do edifício residencial, comercial ou industrial. Aqui, o intuito é receber, controlar e registrar todos os acessos às dependências do prédio.
Serviços de vigia
Na zeladoria patrimonial, o vigia deve zelar e guardar o prédio, visando detectar, e/ou inibir tentativas criminosas contra o edifício. Contudo, apesar de ser sua função observar e fiscalizar o ambiente, não é sua obrigação protegê-lo.
Também faz parte do trabalho do vigia controlar o acesso de visitantes, funcionários, prestadores de serviços, veículos e equipamentos, além de fazer vistorias e rondas.
Portaria
O porteiro deve fiscalizar e guardar o patrimônio, além de controlar a entrada e saída de veículos e pessoas no edifício. Também é responsável por orientar as pessoas sobre seu destino e realizar reparos menores.
Além disso, pode atuar nos setores
administrativos de empresas públicas e privadas.
Quais as vantagens de contratar zeladoria patrimonial para uma empresa?
Conforme dissemos nos tópicos anteriores, normalmente contratam-se os serviços
de zeladoria terceirizada. Nesse contexto, o síndico ou administrador do prédio entra em contato com uma empresa especializada para adquirir os serviços de zeladoria patrimonial.
Porém, você sabe quais as vantagens de contar com esse modelo de contratação? Primeiramente, a zeladoria é fundamental para manter o bom funcionamento dos edifícios. Confira outros benefícios abaixo.
Menos burocracia
Contratar profissionais via CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) é um processo altamente burocrático e que exige recursos do contratante. Com a terceirização, é possível adquirir os serviços necessários com mais agilidade e simplicidade.
Profissionais capacitados
É de responsabilidade da empresa contratada treinar e capacitar os profissionais para realizar os serviços de zeladoria com eficiência. Isso diminui consideravelmente as chances de erros de execução, além de otimizar o tempo e o trabalho de todos no edifício.
Qualidade no serviço prestado
Como os colaboradores terceirizados já chegam ao ambiente treinados, além de muitos já possuírem experiência de outros serviços prestados, o trabalho é feito com mais qualidade e produtividade.
Economia de recursos
Contratar a zeladoria patrimonial terceirizada gera uma economia de custos para o edifício, pois os profissionais não possuem vínculo empregatício direto com o estabelecimento.
Isso porque, todos os encargos trabalhistas são de responsabilidade da empresa de zeladoria contratada.
Pensando em terceirizar os serviços de zeladoria de seu negócio? Entre em contato com a gente!
Conclusão
Como você pode notar, contratar os serviços de zeladoria patrimonial terceirizada pode gerar uma série de benefícios para o condomínio. Todo edifício necessita de cuidados de manutenção, segurança,
portaria e outras atividades para manter o bom funcionamento.
Quando isso é feito de forma terceirizada, o prédio residencial, empresarial ou industrial consegue uma economia de recursos, otimização de tempo e outras vantagens.